Sobre Branding
- lalunabranding
- 1 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
O termo 'branding' tem sido utilizado por diversos profissionais, mas devemos ter atenção para o real trabalho e significado desse modelo de gestão tão importante para um negócio. Confira o texto abaixo e destaque-se.

"Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está por perto"
Nos últimos anos, 'Branding' acabou virando uma palavra muito usada por vários profissionais. Pessoas das áreas de marketing, publicidade, design ou comunicação começaram a se intitular como 'especialistas em marcas'.
E esses profissionais podem trabalhar com branding? Claro que sim. Todos podemos, na verdade. Basta se capacitar para tal.
Logo, a questão não é formação do profissional em si, mas sim o tipo de serviço que é oferecido e vendido sem ser branding. Afinal, branding não é marketing, não é comunicação, nem identidade visual.
Branding é gestão. É a gestão da marca. É o processo pelo qual uma marca é construída e gerida. Não é um projeto fixo e determinado, é um processo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E o que é MARCA?⠀
⠀
O significado de marca mudou muito com o passar dos anos. Lá no princípio de tudo, a marca era apenas uma forma de diferenciar os animais, como gados; depois, a marca começou a ser uma forma de diferenciar um produto de outro, tanto no quesito qualidade, quanto durabilidade; e por aí vai (depois faremos um post só sobre isso ^^ ).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀
Diante as necessidades do mercado, hoje, a definição é mais abrangente. Em que a marca tem como função diferenciar você dos seus concorrentes, gerando valor e identificando seus produtos ou serviços perante o mercado consumidor.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atualmente, a MARCA engloba uma série de características que têm como objetivo tornar o seu produto/serviço especial e único, abrangendo: a logo, o design, o marketing, a confiança, os valores, a publicidade, a identidade, o valor, a estratégia, …⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀
E se colocássemos a marca como um iceberg, teríamos a representação da seguinte estrutura (na imagem abaixo) 💜 ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
Justamente, por isso, dizemos que o branding é a base de tudo. É uma parte que não é visível, mas é o que dá o norte e solidez para todas as características que você de fato vê em uma marca.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então….⠀
Já imaginou um iceberg com uma base atrofiada? 🤔⠀
O que será que pode acontecer, hein? ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Deixo essa reflexão para vocês: como está a base do seu iceberg?
Comments