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O que o BBB tem a nos ensinar?

Hoje começa o BBB21 e, acredite, o BBB tem muito a nos ensinar em como desenvolver e adaptar a nossa marca. Então, gostando ou não do programa, tire uns minutinhos para fazer essa leitura e absorver esse conteúdo. Confira!




Hoje começa o BBB21 e é inevitável não falar do último BBB. Falar em como a estratégia de marca (em diversas vertentes) foi algo que dominou o programa e fez com que fosse uma edição histórica. E, você gostando ou não do programa, precisa saber disso e pegar dicas de como aplicar na sua própria marca.


Como já mostramos aqui, Branding é uma gestão estratégica da marca, e uma das formas de reforço de marca que eles tiveram foi através das estratégias transmidiáticas no BBB20!


TRANSMÍDIA

A cada ano que passava, o BBB perdia mais audiência e engajamento, pela falta de novidades e pelo fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas e absorvendo entretenimento online e por streamings, e não mais pela televisão.


Foi, então, que tiveram a grande sacada de colocar os influencers na "casa mais vigiada do Brasil", comprovando o quão fundamental é observamos as tendências do mercado, o comportamento do público e adaptar sua marca à realidade do momento (alô clientes LaLuna, olha aí o que falo sempre ^^).


Mas o que é estratégia Transmídia?

Se antigamente a gente consumia um conteúdo por um único meio, a tecnologia veio multiplicando as possibilidades de acessá-lo. Uma mesma informação/ conteúdo/ história pode ser consumida de diversas formas. Hoje, é possível, por exemplo, assistir a uma novela na TV, mas também no celular. E, no Twitter, perfis se dedicam a comentar a trama.


A Globo já tinha começado a adotar estratégias transmidiáticas, como colocar influenciadoras como personagens de novelas, mas no BBB isso ainda não tinha acontecido. Pelo contrário, os brothers tinham diversas restrições de comunicações em outros canais.

Foi então que tiveram a ideia genial de colocar personagens conhecidos das mídias sociais para fazerem parte do elenco. Essa estratégia tornou possível um cross entre televisão e internet que impulsionou o engajamento e ações publicitárias.


Tornou-se uma relação ganhos entre as partes, seja para os influenciadores (pois com esse cross conseguem ampliar o alcance de suas redes sociais e incluir publicidade de seus patrocinadores dentro da maior emissora do país), seja para a emissora (que ganha mais visibilidade e audiência entre jovens, que, como já sabemos pelo último post no blog, não assistem muita televisão).


Sendo assim, vemos como essa estratégia transmídia, alinhada com os valores, perfil e identidade da marca, impulsionou ainda mais a marca BBB.



RESULTADOS

De acordo com a revista Exame, o programa encerrou sua edição de 2020 com alcance médio diário na TV aberta e canais por assinatura de mais de 37 milhões de pessoas, destacando-se o crescimento do engajamento com os jovens.


Na TV aberta, o aumento da audiência entre os adolescentes de 12 a 17 anos, com relação à edição de 2019, foi de 36% e entre os jovens adultos, de 18 a 24 anos, de 38%. Já na TV por assinatura a audiência do jovem via Multishow dobrou em relação aos últimos dois anos.


No Globoplay, foi batida a marca de 95 milhões de horas assistidas até sexta-feira, 24.

O número de horas assistidas equivale a 13 mil Copas do Mundo na íntegra.


No período de cerca de 3 meses em que o programa ficou no ar, 88 milhões de pessoas consumiram algum conteúdo sobre o BBB20 nas propriedades digitais da Globo.


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Bom...


Você gostando ou não, é inegável o adaptação estratégica sensacional do BBB, não é mesmo?! rs


"Se pudesse escolher

Entre o bem e o mal

Ser ou não ser...

Se querer é poder

Tem que ir até o final

se quiser vencer..."


Inclusive, um adendo, aposto que quando você escuta essa música, rapidamente seu cérebro já faz a conexão com o programa! É ou não é?


E sim, a musiquinha (que parece tão inocente) também é uma forma de fixação da marca BBB na sua cabeça :)


Vale lembrar que essa música não ficou associada à marca BBB do dia para a noite ou porque tocou em 1 ou 2 edições, mas sim porque é tocada sempre que desejam estimular um momento-chave (!) na casa e porque foi tacada em t-o-d-a-s as edições.


Repetição, constância, coerência.... geram fixação.



Começou o BBB21. Quem vai assistir?


Hey, brothers! xD






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