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Qual a cor ideal para o seu negócio?

As cores têm forte poder sobre sua marca, você sabia? Por isso, a escolha não deve ser feita de forma aleatória. Confira abaixo algumas dicas de quais as cores ideias para o seu negócio.




Não é sobre você e quais cores você gosta, mas sim sobre qual emoção você quer que a sua persona tenha.


Existe uma área na psicologia que estuda os efeitos que as cores nas emoções e, consequentemente, no comportamento das pessoas.


A Psicologia das Cores precisa ser muito bem aplicada e analisada na nas marcas que criamos, a fim de que ela possa transmitir nossa essência.


Logo abaixo, colocamos alguns exemplos das emoções que cada uma das cores são capazes de estimular e exemplos de marcas famosas correspondentes:

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  • Laranja: diversão, amigável, confiança, humor, energia, equilíbrio, entusiasmo, vibração, expansão;

  • Roxo/Violeta: criativo, moderno, sabedoria, erotismo, nobreza, espiritualidade, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, sensibilidade, intimidade;

  • Vermelho: emoção, impulso, excitação, paixão, desejo, energia, velocidade, força, poder, calor, perigo, fogo;

  • Rosa: delicadeza, afeição, amor, inocência, felicidade, satisfação, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade;

  • Preto: luxo, mistério, luto, poder, sexualidade, sofisticação, elegância, riqueza, mistério, estilo;

  • Amarelo: alegria, energia, otimismo, sabedoria, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, imaginação, esperança, claridade, verão;

  • Azul: confiança, frescor, tranquilidade, fé, espiritualidade, lealdade, paz, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem;

  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição

  • Branco: pureza, calma, equilíbrio, proteção, amor, respeito, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude;


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Mas vale lembrar que as cores não trabalham sozinhas, elas são apenas um dos fatores que estimulam emoções. É muito importante que a gente estimule outros sentidos para reforçar ainda mais a mensagem que desejamos passar.


Como por exemplo, o vermelho é muito utilizado por estimular excitação e fome, sendo muito usado em redes de fast food. Porém, ter uma parede ou uma logo vermelha, não quer dizer que teremos fome! É preciso criar todo um contexto e ambiente que fortaleça a ideia. As redes de fast food, por exemplo, além das cores fortes, utilizam cadeiras desconfortáveis e luzes bem claras, a fim de não criar um ambiente aconchegante e, assim, aumentar a rotatividade dos clientes (que é o objetivo).


Vale ressaltar que um erro muito comum que os empreendedores cometem, quando decidem pelas cores que representarão a sua marca, consiste em se deixar levar pelas suas preferências e gostos pessoais. Não permita que seus gostos interfiram na análise da psicologia das cores da sua marca, pois o seu foco deve ser atingir as emoções das suas personas (o seu público ideal) e, assim, reforçar a essência da sua marca.


Agora que você já sabe quais as emoções que as cores têm a capacidade inicial de transmitir, pare para pensar na sua marca: você acha que as suas cores transmitem a sua essência? 💜


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