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Você entende o comportamento dos seus clientes e colaboradores?

A fim de entendermos melhor os padrões de comportamentos das pessoas, estudos classificaram as gerações (baby boomers, x, y e z). Para que consigamos nos comunicar e interagir de forma mais assertiva com aqueles que impactam nossa empresa.

Vamos conferir quais são essas gerações e o que é valor para cada uma delas?



Quando abrimos o nosso próprio negócio, é fundamental entendermos o nosso ambiente, o nosso mercado. Abrir um negócio apenas com base nas nossas próprias necessidades, nossos próprios desejos e nossas próprias experiências, é um grande erro.


É muito importante pesquisarmos o nosso mercado, entendermos e nos comunicarmos bem com aqueles que impactam diretamente o nosso negócio.


Pensando nisso, consegue imaginar, então, o quão importante é entendermos mais sobre as gerações? Conhecer as características das gerações nos dá um norte importantíssimo para atuarmos de forma mais assertiva. Dando aos nossos clientes e colaboradores o que eles realmente querem e, consequentemente, gerando valor para a nossa empresa.



Vale lembrar que classificamos as gerações de acordo com as idades, mas é importante considerar também o lugar, pois ele impacta diretamente no tipo de experiência coletiva que essas pessoas já tiveram e, consequentemente, moldam o seu comportamento.


Aqui, vamos limitar especificamente ao contexto brasileiro 💜



  • Baby Boomers (nascidos aproximadamente nos anos de 1940/60)


Eles ganharam essa nomenclatura porque são os nascidos no pós II Guerra, quando seus pais - a geração tradicionalista - retomaram as suas vidas e, assim, a taxa de natalidade aumentou consideravelmente.


Para os Baby Boomers o lema de trabalho é mantê-lo simples.

Gostam de regras claras, possuem horários determinados ("bater ponto") e seu espaço de trabalho era limitado somente ao escritório.


Sua busca é pela ESTABILIDADE.

Justamente, por isso, fazia sentido vestir a camisa da empresa e escolher uma que pudesse trabalhar pelo resto da vida.

Sabia que um dia a recompensa por todo esforço viria, independente de quando.



  • Geração X (nascidos aproximadamente nos anos de 1960/80)


Essa geração já veio para mudar a relação de tempo entre Recompensa x Trabalho. Para eles o crescimento precisa ser rápido.


Sua busca é por SER JOVEM E RICO.

São confiantes, individualistas, competitivos, constroem uma base em vários diplomas, a fim de sair na frente da concorrência.


Essa geração estendeu mais o espaço de trabalho para além do escritório. Começou a misturar mais a vida profissional com a pessoal, sendo um verdadeiro Workaholic. E, mais do que isso, ser um workaholic tornou-se alguém admirável, invejável e, inclusive, sexy.


Alcançar um cargo de destaque no menor tempo possível, é a sua meta. Trabalha bastante para isso, a fim de desfrutar os prazeres da sua conquista logo. E se, durante esse caminho, perceber que não era muito bem o que esperava, tarde demais. Desistir e voltar atrás não é uma opção interessante.


  • Geração Y (nascidos aproximadamente nos anos de 1980/95)


Essa geração já veio com um outro pensamento. Chegar ao resultado é bom, porém curtir o caminho, aproveitar toda a jornada é muito mais importante.


Sua busca é pelo PRAZER.

A relação entre paixão e trabalho é fundamental para se alcançar a realização profissional.


A velocidade com que essa geração se conecta com todo o mundo, reflete nas suas relações profissionais. Sendo assim, projetos de longo prazo, pirâmide hierárquica tradicional, horários rígidos, tudo isso não combina com esses profissionais.


Eles estão entusiasmados em trabalharem com outras gerações, porém desde que seja em uma relação de igual para igual, com respeito mútuo.


Seu comprometimento com o trabalho é algo natural, pois, além do emprego, tornou-se mais importante ainda ter um propósito. Prazer e flexibilidade. Amar o processo, o caminho. Curtir a jornada!


  • Geração Z (nascidos aproximadamente nos anos de 1995/2010)


Essa geração cresceu na era digital. Possuem atenção mais dispersa, são multitarefas, plurais, dinâmicos, independentes e exigentes com o que consomem e com as funções que desempenham nas empresas.


É uma geração muito ligada a causas, possui forte senso crítico. De acordo com pesquisas do Google, 85% afirmam estar dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa; e 63% defende causas ligadas à identidade das pessoas (como gênero, etnia, orientação sexual, etc). Além disso, é uma comunidade de identidade bastante fluida, que não gosta de rótulos. Eles são o que quiserem ser, naquele momento, naquele contexto.


Devido a sua maior facilidade com a internet, através dela consegue formar comunidades e expressar suas opiniões mais livre e facilmente. Coloca suas opiniões nas plataformas digitais e, com isso, consegue seguidores e apoio de pessoas que pensam como ela.


Da mesma forma que a internet é ponto poderoso para militância e mobilização, ela também é um fator traiçoeiro, pois promove um um estilo de vida ilusório pra essa geração, afetando, assim, sua saúde mental. Características comuns são: dificuldade de socializar fora do ambiente virtual, ansiedade, depressão, etc.


  • Geração Alpha (nascidos aproximadamente nos anos de 2010/atual)


É uma geração que ainda não está no mercado de consumo, por isso, não vamos detalhar aqui nesse momento, até porque ainda estão em fase de análises e pesquisas.


Mas achei importante listar aqui para que vocês saibam dessa nova geração que está chegando e que começará a impactar os nossos negócios!



Bom, por fim...


Vale colocar um complemento particular aqui nesse texto...


Como disse, a faixa de idade de cada geração nos dão um norte quanto à forma que devemos nos comunicar e agir com as pessoas, a fim de termos resultados mais assertivos e, assim, desenvolvermos nossa empresa.


Porém, como forma particular, precisamos levar isso como um ponto de atenção.


Quem ainda não se encontrou profissionalmente, tem medo de investir no próprio negócio ou acredita ter um vazio interno e não sabe o porquê... já parou para pensar que talvez você esteja sendo influenciado por gerações passadas?


As vezes você tem toda característica interna de uma geração Y, por exemplo, porém, o fato de ter convivido e aceitado muitas considerações das gerações dos seus pais e avós, você acaba tendo atitudes das gerações X, sem que isso de fato te represente.


Sendo assim, ficam duas reflexões:


Você se sente realizado e conseque se ver em alguma das gerações?

Você acredita que as ações das suas empresas comunicam bem com o público que ela deseja atingir?


Pense nisso 💜



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